quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Pisa, Florença e Bologna


A alguns dias atrás fiz uma viagem (excursão) passando por três cidades muito conhecidas da Itália: Pisa, Florença e Bologna.
A cidade de Pisa foi a primeira parada, ficamos apenas 2 horas, mas deu tempo de conhecer a famosa "Torre de Pisa". A cidade em sí parece ser bem pequena e todos os roteiros turísticos apontam para a Torre, acho que não há muito mais para se conhecer na cidade.
A torre fica em uma praça que tem uma igreja muito bonita também, a praça é rodeada por diversas lojinhas de souvenirs e restaurantes. O local é sempre repleto de pessoas de todos os cantos do mundo, por isso é quase impossível conseguir uma foto da torre sem nenhum penetra, eu mesmo devo ter aparecido em pelo menos umas 20 fotos de outras pessoas.....Pagando-se 15 euros pode-se subir na torre que é bem mais alta do que parece nas fotos. Infelizmente, eu não pude subir por causa do pouco tempo que tinha e além disso eu não estava afim de gastar todo esse dinheiro para isso. Após essa parada em Pisa seguimos a viagem com destino a Florença (Firenze). Florença é conhecida como o berço do Renascimento Italiano, e naquela época era habitada por diversos artistas, entre eles: Dante Alighieri, Botticelli, além dos quatro tartarugas ninjas, Michelangelo, Donatello, Raphael e Leonardo da Vinci. Por causa disso, não faltam esculturas, igrejas, estátuas e outras obras de arte espalhadas por toda a cidade. Na época, todas as obras de arte e construções eram patrocinadas pela famosa família dos Medici, que governavam a região, um dos motivos de a cidade ter atraído tantos grandes nomes.


Ainda hoje pode-se dizer que Florença é uma grande capital da arte, por todo lugar que andamos nas ruas é possivel ver músicos tocando, pintores pintando quadros e retratos, e outros tipos de artistas. Não foi possível conhecer Florença inteira, passamos a noite por lá e a manhã do outro dia, quando seguimos viagem para Bologna.
Bologna, motivo do nome do famoso molho a bolognesa, é a capital da Emilia-Romagna e possui a universidade mais antiga da Europa, a Universidade de Bologna, que foi aonde Dante Alighieri, Nicolau Copérnico e muitos outros grandes nomes estudaram. A cidade, apesar de não ser um dos locais preferidos para visitas dos turistas, merece ao menos uma olhada, principalmente na Basílica inacabada de San Petronio, que por fora é meio decepcionante (afinal ela está inacabada), ao entrar-se no entanto...(Por exemplo eu quando entrei fiquei tão impressionado que esqueci que estava dentro de uma igreja e mandei um alto e claro : Caralh....!!!!!). A igreja é a quinta maior do mundo em tamanho com 51 metros de altura, possui um calendário solar e uma pintura muito polêmica que mostra Maomé sendo torturado no inferno, o que fez com que a igreja fosse alvo de tentativas de ataques terroristas, por causa disso a igreja é sempre rodeada por diversos guardas a paisana.
As três cidades são muito bonitas e fazem a visita valer a pena, o único problema é o grande número de vendedores de bugigangas, flores e coisas inúteis que são extremamente chatos e sem nenhum talento para o negócio. Até a proxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário