quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Pegadinhas Européias!!!

Diário de bordo...um mês e meio na europa... já estou 3 dias sem tomar banho! Brincadeirinha!!! Ainda não adquiri esse costume deles.
Mas nesse meio tempo pude perceber diversas outras coisas, coisas que nunca realmente são o que parecem, a essas coisas demos o nome de: Pegadinhas Européias!!!
Simples explicar, aqui NADA é de graça. Às vezes até pensamos que foi de graça mas depois quando chegamos em casa e pensamos novamente...
Bom, a algumas semanas atrás fui com um amigo meu ao IKEA que é um varejão de coisas para casa pois, depois que mudamos para o apartamento, tivemos que comprar roupas de cama, toalhas, etc. e esse IKEA é o lugar mais barato para comprar essas coisas.
O problema é que esse lugar fica depois da PQP e não teria nenhum problema de ir até lá se eu tivesse um carro ou fosse um, já que o lugar nem possui entrada para pedestres. Assim, pegamos um ônibus e andamos cerca de 50 min até a última parada, depois disso andamos mais um kilômetro a pé, tivemos que fazer um trilha no meio de um matagal, andar no meio da rodovia, atravessar uns 3 alambrados, um rio e finalmente conseguimos alcançar o estacionamento do lugar. Não, não estou exagerando tanto assim, é mais ou menos isso mesmo.
Chegando lá peguei alguns lençois (que realmente eram bem mais baratos que os outros lugares da cidade), uma toalha grande e uma pequena e um edredom que parecia muito bom no mostruário e estava "apenas" 8,99 euros. OK, chegando no caixa para pagar descobri que o preço da toalha que eu peguei estava errado no mostruário (o preço estava menor que o real) e depois de muita discussão com a caixa tive que pagar a mais do mesmo jeito. Saí puto do lugar, fiz todo o maldito caminho de volta carregando duas sacolas cheias (que por sinal é outra pegadinha européia, aqui eles não dão sacolas em nenhum mercado, loja, banca de jornal, nada, sempre tem que pagar). É claro que algo mais tinha que dar errado, o ônibus em que a gente foi não voltava pelo mesmo lugar..., assim carregando as sacolas tivemos que ir andando no meio do acostamento da estrada até achar um ponto de ônibus que tinha uma linha que funcionava, pegamos o ônibus e decemos na estação final do metrô, pegamos o metrô seguimos até a primeira estação, então pegamos um trêm andamos até em casa subimos a MERDA da pirâmide Maia e finalmente, depois de 4 horas, voltamos para casa. Ao chegar e abrir os pacotes descobrimos que a porcaria do edredom que tinhamos comprados estava sem recheio...(diferentemente do mostruário) haviamos comprado só a parte de fora sem a espuma de dentro que era vendida separadamente. Infelizmente não sei se vou voltar lá tão cedo para compra-la.
Na Itália além do visto de estudante, que já é um saco para tirar e gasta uma puta grana, eles exigem que aqui você tire uma permissão de estadia (a bosta do Permesso di Soggiorno) para não ficar ilegal. Para tanto é preciso pagar para tirar um Codice Fiscale (tipo um CPF), depois pagar um taxa de mais 30 euros e ainda um selo especial que custa uns 15 euros para poder enviar uma carta, com os mesmos documentos que já haviam sido enviados para o visto, para um orgão da policia federal daqui. Com isso é marcada uma data na qual deve-se ir à policia para que eles te enrolem um dia inteiro na fila, para depois tirar suas digitais em dez minutos e te liberar.
Eu tive que ir lá essa teça feira, ainda bem que já passou.
Os italianos, ou pelo menos os torinensses adoram cachorros, por isso aqui é muito comum ver várias pessoas passeando com seus cães pelas ruas, avenidas, parques, lojas, supermercados, ônibus, trêns, restaurantes, livrarias, já deu pra entender né. Um cachorro na coleira pode entrar em qualquer lugar que todo o resto do mundo, e não são só os cachorrinhos, os pastores alemães e companhia também. Não existem vira-latas nas ruas, porém é bem comum encontrar pessoas passeando com eles por ai também.
Por causa de toda essa cachorrada por aqui é muito aconselhavel se andar pelas ruas olhando para o chão, porque qualquer distração pode fazer você pisar em monte de bosta de cachorro (porque além dos donos deixarem eles cagarem em qualquer lugar ainda não limpam).
Bom, teve mais coisas, mas não estou lembrando agora e esse post já está bem grande. Até mais!!!

Um comentário:

  1. sempre ouvi falar que onibus na europa nunca deixa na porta de nada
    auoshusha

    por isso que eles andam de bicicleta, é assim ai tambem?!?!

    ResponderExcluir