quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Amsterdam

Amsterdam, ao contrário do que muitos pensam não é um antro de perdição, governado pelo capeta (capiroto, belzebú, tranca-ruas, o rei da mentira, tinhoso, etc) e criada para ceifar a alma dos homens... Amsterdam é isso e muito mais!!! Brincadeirinha!!!
A Holanda foi o país que eu fui mais bem tratado de toda a Europa até hoje, os holandeses são muito simpáticos, prestativos e receptivos. É muito fácil se virar em Amsterdam apenas falando inglês, todas as pessoas com quem conversei ou falavam inglês muito bem ou se esforçavam ao máximo para dar informações da melhor forma possível, mesmo as pessoas mais simples falavam inglês.
Eu passei 4 dias e 3 noites em Amsterdam e pude conhecer bastante da cidade nesse período. Amsterdam foi criada no século XIII, construída a partir de uma região alagada por rios e brejos, passou por um periodo de muita prosperidade se tornando uma das cidades mais ricas do mundo, já foi dominada por Napoleão Bonaparte, foi o berço da cerveja Heineken e hoje é uma das cidades mais conhecidas e visitadas do mundo por esses e outros motivos.
O holandês, assim como o brasileiro, tem o "jeitinho" holandês, também conhecido como a tolerância "Dutch". Para um holandês, você pode fazer o que você quiser, quando e aonde você quiser, desde que não perturbe a paz, não atrapalhe os outros, não mate, roube ou cometa nada de mal contra outras pessoas. Isso explica, por exemplo, por que muitas coisas que são ilegais em outros lugares do mundo, são legais em Amsterdam.
Assim, por causa da tolerância holandesa, Amsterdam não possui uma casa da luz vermelha, mas sim o Distrito da Luz Vermelha (Red Light District), não possui uma boca de fumo, mas sim redes de bocas de fumo, os famosos Coffee Shops, e muitos outros exemplos.
Por exemplo, desde a fundação de Amsterdam a prostituição era legalizada na cidade, não só isso como os prostíbulos eram em frente a igreja e eram "aprovados" pela própria igreja. Isso porque muitos dos pescadores e navegadores da cidade ficavam fora de casa por muito tempo, viajando pelo mundo, quando voltavam, a primeira coisa que faziam era ir para o bordel para afogar o ganso, tirar o atraso, trocar o óleo, molhar o biscoito, encapar a brachola, enforcar a jibóia, destroncar o frango, distrair a manjuba, esquentar o quiabo, enfim deu pra sacar. Depois eles iam direto para a igreja se confessar e essa por sua vez lhes vendia bilhetes de indulgência, perdoando assim todos os seus pecados cometidos junto as moças de procedências duvidosas. Ou seja a igreja transformou o perdão em um negócio muito lucrativo. Hoje em dia a prostituição é completamente legalizada na cidade, elas são profissionais e pagam impostos sobre seu trabalho, por outro lado ser cafetão/cafetina é completamente ilegal, as moças trabalham para si mesmas.
O Red Light District, possui diversas casas de show, sexshops, locadoras de filmes pornô além das famosas vitrines, aonde as prostituas podem alugar para mostrar suas qualidades. Nessas vitrines existem mulheres de todos os tipo, magras, gordas, morenas, loiras, orientais, etc, para todos os tipo e gostos, é meio que um consenso que é proibído tirar fotos das moças, muitas pessoas tentam tirar do mesmo jeito, mas elas se escondem e algumas vezes até saem da vitrine para jogar água no fotógrafo.
Os Coffee Shops, são os famosos bares que vendem cannabis, existem vários espalhados por toda a cidade. A criação dos coffee shops veio da necessidade de controlar a venda da droga, como nos anos 60 e 70 o uso e venda da mesma haviam crescido na cidade o governo resolveu transformar a maconha em um negócio legalizado. Apenas alguns lugares poderiam ter a licença para vender e esses teriam que seguir algumas regras e pagar impostos. Por isso o negócio se tornou muito sério e respeitado na cidade, de alguns anos pra cá foi limitado o numero de licenças para coffee shops na cidade, ou seja, nenhum novo coffee shop poderá abrir na cidade. Além disso, os coffee shops deveriam escolher vender só cannabis ou só álcool, nunca os dois juntos, hoje em dia não se pode nem fumar cigarro normal nos coffee shops. A legalização do negócio de venda de cannabis em Amsterdam foi implantada para controlar um negócio que já não poderia ser extinto na cidade, além de com isso, fazer com que os usuários da droga não partissem para o uso de drogas mais pesadas e recebessem sempre um produto de qualidade controlada dos coffee shops.
No próximo post escreverei sobre o outro lado de Amsterdam, que não é só putaria e drogas. Hehehehe!!!

Um comentário:

  1. e as fotos?!! meu pai quando foi acou la lindo, com os campos de tulipas e os barcos/casas :)

    ResponderExcluir