terça-feira, 22 de setembro de 2009

Segundas Impressões

Já estou na Itália a quase duas semanas agora. Já estou quase me acostumando a falar Ciao!! como se tivesse falando Oi!! o que é mais difícil do que parece, já que no Brasil quase nunca damos um Tchau!! tão intusiasmado quanto um Olá!!
Pude perceber que estando em uma cidade da Itália num raio de 200 metros de qualquer lugar que você esteja, pode-se encontrar ao menos umas 5 Pizzarias. E todas elas também vendem uma comida (árabe eu acho) que se chama Kebab/Kebap (ou qualquer outra variação), que é muito bom por sinal, muito parecido com o churrasquinho grego que vemos por São Paulo.
Além da pizza, que aqui se come também no almoço, existem outras opções para comer. Quando não como em casa vou à alguma das Mensas, que são os bandejões da faculdade que são espalhados pela cidade. Na Mensa, paga-se 2,50 euros e se tem direito a um Primeiro Prato, que normalmente é uma massa, um Segundo Prato, geralmente uma carne, um Contorno (acompanhamento para a carne) ou Salada, Sobremesa (Pudins, Yogurt ou frutas) e pão a vontade. A comida é muito boa e dependendo da hora do dia e da boa vontade da pessoa que está servindo é possível comer muito bem. O problema maior disso é que desde que eu cheguei não passei um dia sem comer Macarrão ou Pizza ou os dois.
Os italianos seguem a ordem dos pratos a risca: 1- Primeiro prato, 2- Segundo Prato, 3-Salada, 4- Sobremesa. Eu e os outros brasileiros já misturamos tudo, comemos Macarrão misturado com carne e as vezes até com salada, e muitas vezes até rola uns sanduiches com pão!!!
A primeira semana eu passei andando, sempre que eu quisesse ir para algum lugar eu ia a pé. Por causa disso acabei ficando com várias bolhas nos pés.
A alguns dias atrás descobri como funciona o sistema de transportes da cidade: Ao comprar um bilhete que custa 1 Euro, pode-se usar o mesmo por 70 minutos em qualquer um dos meios de transporte público: Ônibus, Metrô e Trêm.
Para estudantes é vendido um bilhete especial que dura um mês e custa 18 Euros.
Em todas as paradas de Onibus e trêm existe informação sobre todas as linhas que passam por aquela parada e para onde a linha segue, e em algumas tem um letreiro digital informando em quanto tempo o Trêm/Ônibus vai chegar. Não existe cobradores em nenhum desses transportes, mas existem alguns fiscais que ficam viajando randomicamente por todas as linhas e exigem que se mostre o bilhete. Existem trêns e ônibus que fazem as mesmas linhas, por isso o tempo máximo de espera nas paradas é de cerca de 15 minutos. Por causa de tudo isso agora uso transporte público até para ir a padaria.
Apesar da cidade de Torino ser pequena comparada com a cidade de São Paulo os meios de transporte público funcionam muito melhor comparado com a mesma. Talvez isso pudesse mudar se parassem de colocar fogo nos ônibus toda vez que algum bandido é morto pela policia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário